skip to Main Content
Caricamento Eventi

« All Eventi

  • Questo evento è passato.

Ciclo de animação japonesa: Jantar V & Grave of the Firef [1988]

Disgraça > Lisbon

13/11/2017 @ 20:00 - 23:00

Dettagli

Data:
13/11/2017
Ora:
20:00 - 23:00

Organizzatore

Disgraça

Luogo

Disgraça
Rua da Penha de França nº217A/B
Lisbon, 1170-183 Portugal

+ Google Maps

20:00 Jantar

22:00 Grave of the fireflies. V.O. [Legendas: Inglês]

entrada livre

“Grave of the fireflies” (O Túmulo dos Pirilampos) é um filme de Isao Takahata (Pom Poko, Memórias de Ontem, O Conto da Princesa Kaguya), em que ele propõe-se e consegue que se narre por si só, sem adornos e sem sobrecarregar as cenas de um drama desnecessário. São as mesmas ações as responsáveis por levar-nos pelas dores dos dois protagonistas, Setsuko e Seita, além de fazer -nos sentir sua angústia e dor impulsionada por uma força trágica que nos arrasta por todo o filme.

Setsuko e Seita mantêm em todo momento a estrutura narrativa de “Grave of the fireflies”, um menino e uma menina cuja infância e inocência foram arrancados deles pelo cru monstro da guerra, o que não é uma abstração, mas é o produto de um mundo ruinoso e degradado construído por governos de adultos, avaros e perversos, juntamente com o rebanho brutalizado que compõe as sociedades que apoiam e impelem suas políticas, economias e guerras.

Desde o início, observamos a violência da guerra e nos mostrar um Japão que, embora já tenha sido neutralizado e derrotado como contendor da Segunda Guerra Mundial, é constantemente bombardeado pela Força Aérea dos Estados Unidos, massacrando em sua maioria a população civil; depois de um desses bombardeios, a mãe desses pequeninos morre, e a luta pessoal deles começa contra um mundo hostil em que eles se esforçarão para sobreviver e em que saberão como a guerra expõe as nossas misérias mais baixas como espécie em momentos de dificuldade e medo.

Relatado magistralmente, sem artifícios ou efeitos sensacionais, é uma obra desoladora e direta, na qual o mundo interior de seus protagonistas é exaltado e, portanto, daqueles que tiveram o infortúnio de estarem em conflitos desse tipo, perante um mundo degradado e inclemente.

Neste filme, podemos apreciar e pensar sobre a solidão daqueles que rejeitam um mundo em que a opressão e a morte erguem se como juízes e carrascos daqueles que cantam à vida e à liberdade, como são, neste caso, xs meninxs.

“Grave of the fireflies” é um filme que nos confronta, que olha-nos no rosto, assim como Seita vê-nos nos olhos no início do filme e expõe-nos a crueldade e a miséria da espécie humana.

“21 de setembro de 1945. Foi a noite em que morri.”

Back To Top